Detalhes do Evento
Data: 10 de julho de 2020 11:00 am – 1:00 pm
Local: Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem
Categorias: Palestras
10/07 – 11h
Estou à flor da pele: desafios ao aprender e ao ensinar em tempo de pandemia
Prof. Dr. Pedro Rosário (UMinho/Portugal)
Webinar em parceria com o SAE no programa Saiba Mais
Link para o webinar: https://zoom.us/j/95560268485
Sobre o Palestrante
PEDRO SALES LUÍS ROSÁRIO, é Professor Associado com Agregação do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho e diretor do programa de doutoramento em Psicologia Aplicada. Realizou o doutoramento em Psicologia da Educação na Universidade do Minho em 2000. A sua docência está centrada na área da Psicologia da Motivação, Psicologia da Educação e da Instrução. É docente no Mestrado Integrado em Psicologia e também no curso de doutoramento de Psicologia da Educação do Departamento de Psicologia. A sua linha de investigação centra-se no estudo do impacto das dimensões cognitivo-motivacionais, emocionais e sociais no sucesso escolar dos alunos, dando um especial enfoque à análise auto-regulação da aprendizagem (cf. site do grupo de investigação www.guia-psi.com). Participa em vários projetos de investigação: nacionais (FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal) e internacionais (MCyT, MEC, CAPES), desenvolvendo recursos instrutivos úteis para o fomento de aprendizagens autônomas e auto-reguladas. Como consequência da sua participação nos projetos de investigação mencionados, finalizou a orientação de 80 Teses de Mestrado, 15 teses de Doutoramento e de outros trabalhos de investigação; publicou 12 livros e 20 capítulos tanto em editoras nacionais (Porto Editora, Almedina), como em editoras internacionais (Nova Science, Pirámide, Pearson). Também colaborou na elaboração de mais de 80 artigos científicos publicados em revistas internacionais com fator de impacto.
O professor Pedro é um dos autores do programa de promoção de autorregulação da aprendizagem “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo“, conhecido por parte da comunidade da Unicamp diante das ações do Setor de Orientação Educacional do SAE, disciplina AM 064 (FE e SAE) e formação docente do EA2.PUBLICADO EM