Turnitin: como utilizar no Moodle

Webinário “Como utilizar a ferramenta Turnitin integrada ao Moodle – Módulo para Docentes

Turnitin é um software de verificação de originalidade e prevenção de plágio, que aponta para as semelhanças, entre o texto apresentado pelo aluno, os documentos existentes na base do sistema e páginas da internet. (Fonte: Portal SBU)

Descrição:

Este webinário abordará a interpretação do Relatório de Similaridade Turnitin, conversando sobre as diferenças entre plágio e similaridade, as principais causas de plágio e as formas mais frequentes. Mostraremos também como identificar potenciais ocorrências de plágio e o que fazer para prevenir a prática. Além disso vamos explorar em como criar atividades no Moodle integradas ao Turnitin, simplificando o fluxo de trabalho do professor e do aluno e utilizando o melhor da ferramenta como comentários gerais escritos e de voz, rubricas e Quickmarks para fortalecer as habilidades de redação originais e a autonomia no processo de aprendizado. Adicionalmente, veremos os principais elementos do Turnitin Originality como o reporte de semelhança, dados das fontes, informações sobre o documento enviado e também discutir boas práticas para incentivar a escrita original e a integridade acadêmica.

Quando: 15 de abril, quinta-feira, das 9h às 10h30.

Público-alvo: docentes, alunos PAD e PED.

Vagas e inscrição: 100 vagas, com lista de espera.

Onde: plataforma online / Link no Zoom: https://zoom.us/j/92310216166

Organização: EA2, GGTE e SBU

Palestrante
Mariana Pedroso Teixeira