Como autorizar usuários externos à Unicamp para uso do Moodle

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A quem se destina este manual

Docentes que possuam acesso à funcionalidade de adicionar visitantes no SISE.

Como cadastrar usuários externos para acessar o Moodle

Docente – Cadastrar o usuário como Usuário Externo no SISE

  1. Acesse o site: https://www.unicamp.br/siseadmin/?page_id=235 e logue com seu usuário e senha SISE.
  2. Use a 4a. opção: Criar usuário Unicamp para visitantes – Acesso restrito a docentes ativos da Unicamp (ou tente acessar diretamente o seguinte link: https://www1.sistemas.unicamp.br/SiSeCorp/protegido/username/externo/manter.do)
  3. Preencha os campos do formulário com os dados da pessoa que deseja adicionar. É necessário preencher CPF e RG pois são obrigatórios.

Esta imagem mostra o Portal Senha Unicamp e com uma seta demonstra que deve ser clicado no botão Continuar, que fica no canto inferior esquerdo.
  1. Clique em Continuar após ter preenchido todos os campos.
  2. Confira os dados e clique em confirmar:
Nesta figura, mostra a tela do Portal Senha Unicamp com a confirmação dos dados e uma seta mostrando que após conferir deve clicar em Confirmar.
  1. Ao clicar em Confirmar, você receberá uma mensagem parecida com esta:
Nesta figura, mostra a tela do Portal Senha Unicamp com a mensagem de sucesso.

Usuário Externo – Troca da senha

  1. O(a) usuário(a) externo(a) deve receber um e-mail pedindo para que troque a senha.
  2. O(a) usuário(a) externo(a) deve acessar seu e-mail e clicar no link para trocar a senha.
  3. Após trocar a senha, o(a) usuário(a) externo(a) deve aguardar de 16 minutos a 2 horas e tentar acessar o Moodle: https://moodle.ggte.unicamp.br
  4. Caso não funcione, deve aguardar um dos seguintes horários para que ocorra a sincronização: 06h20, 08h20, 10h20, 12h20, 14h20, 16h20, 18h20, 20h20 e 22h20.

Usuário Externo – Tentar entrar no moodle

  1. Após ter aguardado os horários de sincronização citados no passo acima, tentar entrar no Moodle com o usuário (ex. usuario) e senha nova, definida no passo 9. Se o sobrenome aparecer em branco, separar o sobrenome que está dentro do campo Nome e preencher o campo Sobrenome. Salvar.
  2. Aceitar os termos.
  3. Após entrar, deve avisar o Docente para que ele a adicione na disciplina correspondente.

Docente – Adicionar usuário à disciplina

  1. O Docente deve acessar o moodle e a disciplina que deseja adicionar o(a) usuário(a) externo(a), clicar em Participantes (1)**, depois em Inscrever usuários (2)**
  2. Digitar o usuário* que foi criado no passo 6*** no campo (3)** e que você deseja adicionar ao curso, selecionar o nível de acesso que a pessoa deve ter e confirmar a operação (4)**. O usuário deve aparecer na lista de participantes do curso. 
    *** ou Nome Completo respeitando colocação ou não de acentos – tentar buscar com ou sem acentos para ver se localiza
    ** ver Figura: Inscrever usuários (abaixo)
    * do usuário externo
Nesta figura, mostra a tela do Moodle, mostrando como fazer a inserção de usuários na funcionalidade Inscrever usuários.

Figura: Inscrever usuários

Usuário externo – Verificar acesso à disciplina

  1. O(a) usuário(a) externo(a) deve acessar https://moodle.ggte.unicamp.br , informar seu usuário e senha e verificar se a disciplina agora aparece.

Problemas

Em caso de problemas, mandar e-mail para ggtesup@unicamp.br com as telas dos erros e também detalhes sobre o usuário e a disciplina/turma que está tentando acessar.