Como autorizar usuários externos à Unicamp para uso do Moodle

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A quem se destina este manual

Docentes que possuam acesso à funcionalidade de adicionar visitantes no SISE.

Como cadastrar usuários externos para acessar o Moodle

Docente – Cadastrar o usuário como Usuário Externo no SISE

  1. Acesse o site: https://www.unicamp.br/siseadmin/?page_id=235 e logue com seu usuário e senha SISE.
  2. Use a 4a. opção: Criar usuário Unicamp para visitantes – Acesso restrito a docentes ativos da Unicamp (ou tente acessar diretamente o seguinte link: https://www1.sistemas.unicamp.br/SiSeCorp/protegido/username/externo/manter.do)
  3. Preencha os campos do formulário com os dados da pessoa que deseja adicionar. É necessário preencher CPF e RG pois são obrigatórios.
  4. Clique em Continuar após ter preenchido todos os campos.
  5. Confira os dados e clique em confirmar:
  6. Ao clicar em Confirmar, você receberá uma mensagem de sucesso.

Usuário Externo – Troca da senha

  1. O(a) usuário(a) externo(a) deve receber um e-mail pedindo para que troque a senha.
  2. O(a) usuário(a) externo(a) deve acessar seu e-mail e clicar no link para trocar a senha.
  3. Após trocar a senha, o(a) usuário(a) externo(a) deve aguardar de 16 minutos a 2 horas e tentar acessar o Moodle: https://moodle.ggte.unicamp.br
  4. Caso não funcione, deve aguardar um dos seguintes horários para que ocorra a sincronização06h20, 08h20, 10h20, 12h20, 14h20, 16h20, 18h20, 20h20 e 22h20.

Usuário Externo – Tentar entrar no moodle

  1. Após ter aguardado os horários de sincronização citados no passo acima, tentar entrar no Moodle com o usuário (ex. usuario) e senha nova, definida no passo 9. Se o sobrenome aparecer em branco, separar o sobrenome que está dentro do campo Nome e preencher o campo Sobrenome. Salvar.
  2. Aceitar os termos.
  3. Após entrar, deve avisar o Docente para que ele a adicione na disciplina correspondente.

Docente – Adicionar usuário à disciplina

  1. O Docente deve acessar o moodle e a disciplina que deseja adicionar o(a) usuário(a) externo(a), clicar em Participantes (1)**, depois em Inscrever usuários (2)**
  2. Digitar o usuário* que foi criado no passo 6*** no campo (3)** e que você deseja adicionar ao curso, selecionar o nível de acesso que a pessoa deve ter e confirmar a operação (4)**. O usuário deve aparecer na lista de participantes do curso. 
    *** ou Nome Completo respeitando colocação ou não de acentos – tentar buscar com ou sem acentos para ver se localiza
    ** ver Figura: Inscrever usuários (abaixo)
    * do usuário externo
Nesta figura, mostra a tela do Moodle, mostrando como fazer a inserção de usuários na funcionalidade Inscrever usuários.

Figura: Inscrever usuários

Usuário externo – Verificar acesso à disciplina

  1. O(a) usuário(a) externo(a) deve acessar https://moodle.ggte.unicamp.br , informar seu usuário e senha e verificar se a disciplina agora aparece.

Problemas

Em caso de problemas, mandar e-mail para ggtesup@unicamp.br com as telas dos erros e também detalhes sobre o usuário e a disciplina/turma que está tentando acessar.