Como autorizar usuários externos à Unicamp para uso do Moodle
A quem se destina este manual
Docentes que possuam acesso à funcionalidade de adicionar visitantes no SISE.
Como cadastrar usuários externos para acessar o Moodle
Docente – Cadastrar o usuário como Usuário Externo no SISE
- Acesse o site: https://www.unicamp.br/siseadmin/?page_id=235 e logue com seu usuário e senha SISE.
- Use a 4a. opção: Criar usuário Unicamp para visitantes – Acesso restrito a docentes ativos da Unicamp (ou tente acessar diretamente o seguinte link: https://www1.sistemas.unicamp.br/SiSeCorp/protegido/username/externo/manter.do)
- Preencha os campos do formulário com os dados da pessoa que deseja adicionar. É necessário preencher CPF e RG pois são obrigatórios.
- Clique em Continuar após ter preenchido todos os campos.
- Confira os dados e clique em confirmar:
- Ao clicar em Confirmar, você receberá uma mensagem de sucesso.
Usuário Externo – Troca da senha
- O(a) usuário(a) externo(a) deve receber um e-mail pedindo para que troque a senha.
- O(a) usuário(a) externo(a) deve acessar seu e-mail e clicar no link para trocar a senha.
- Após trocar a senha, o(a) usuário(a) externo(a) deve aguardar de 16 minutos a 2 horas e tentar acessar o Moodle: https://moodle.ggte.unicamp.br
- Caso não funcione, deve aguardar um dos seguintes horários para que ocorra a sincronização: 06h20, 08h20, 10h20, 12h20, 14h20, 16h20, 18h20, 20h20 e 22h20.
Usuário Externo – Tentar entrar no moodle
- Após ter aguardado os horários de sincronização citados no passo acima, tentar entrar no Moodle com o usuário (ex. usuario) e senha nova, definida no passo 9. Se o sobrenome aparecer em branco, separar o sobrenome que está dentro do campo Nome e preencher o campo Sobrenome. Salvar.
- Aceitar os termos.
- Após entrar, deve avisar o Docente para que ele a adicione na disciplina correspondente.
Docente – Adicionar usuário à disciplina
- O Docente deve acessar o moodle e a disciplina que deseja adicionar o(a) usuário(a) externo(a), clicar em Participantes (1)**, depois em Inscrever usuários (2)**.
- Digitar o usuário* que foi criado no passo 6*** no campo (3)** e que você deseja adicionar ao curso, selecionar o nível de acesso que a pessoa deve ter e confirmar a operação (4)**. O usuário deve aparecer na lista de participantes do curso.
*** ou Nome Completo respeitando colocação ou não de acentos – tentar buscar com ou sem acentos para ver se localiza
** ver Figura: Inscrever usuários (abaixo)
* do usuário externo
Figura: Inscrever usuários
Usuário externo – Verificar acesso à disciplina
- O(a) usuário(a) externo(a) deve acessar https://moodle.ggte.unicamp.br , informar seu usuário e senha e verificar se a disciplina agora aparece.
Problemas
Em caso de problemas, mandar e-mail para ggtesup@unicamp.br com as telas dos erros e também detalhes sobre o usuário e a disciplina/turma que está tentando acessar.