Ambiente VirtAmbiente Virtual de Aprendizagem. Imagem de Um notebook um lápis e um caderno de anotações com fundo verde musgo.

Conheça os Ambientes Virtuais de Aprendizagem que o GGTE fornece suporte…

Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem desejado:

Logo do MoodleLogo do Google ClassroomLogo do MOOCs - Massive Open Online Courses


Saiba mais sobre:

Moodle

MOODLE é o acrônimo de “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment“, um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet (…)

O programa é disponibilizado livremente na forma de software livre (sob a licença de software livre GNU Public License) e pode ser instalado em diversos ambientes (UnixLinuxWindowsMac OS) desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados podem ser utilizados MySQLPostgreSQLOracleAccessInterbase ou qualquer outra acessível via ODBC.

É desenvolvido em colaboração por uma comunidade virtual, que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e usuários de todo o mundo. Evolui constantemente adequando-se às necessidades dos seus utilizadores.

Constitui-se num software intuitivo e fácil de utilizar, que tanto pode dar origem a uma página de um único professor/formador, como à página de uma Universidade, com dezenas de milhares de alunos/utilizadores.

Fonte: Wikipedia

Para que usuários externos (Docentes, Pesquisadores ou Alunos convidados) possam acessar o Moodle, este procedimento deve ser seguido!



Acesse este link para reportar instabilidades no Moodle.

Google Classroom

Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Ele é um recurso do Google Apps para a área de educação e foi lançado o para o público em agosto de 2014.

Fonte: Wikipedia

MOOCs

O MOOC GGTE – UNICAMP é um portal de cursos online, livres e gratuitos produzidos pela comunidade acadêmica da Unicamp em parceria com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacional da Unicamp (GGTE/Unicamp). O uso de objetos educacionais digitais, como videoaulas, por exemplo, têm trazido benefícios enormes aos processos educacionais presenciais e não-presenciais. Esta iniciativa caminha junto com o desejo de implantar processos educativos que ampliem as possibilidades de acesso ao conhecimento e aos saberes produzidos dentro da Unicamp.

É um portal de cursos massivos – MOOCs (Massive Open Online Courses), que combina vídeos online com elementos interativos como fóruns, testes e simuladores. Estudantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos, acessar materiais complementares e fazer anotações em um caderno virtual, gestores e professores podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão.

No Portal MOOC GGTE – UNICAMP, usamos a plataforma TIM Tec, um software que permite a criação de plataformas de cursos online no formato MOOC, ou seja, plataformas que hospedam cursos livres e gratuitos, que podem ser feitos simultaneamente por um grande número de pessoas. O sistema pode hospedar múltiplos cursos que utilizam videoaulas, além de materiais de apoio, atividades, fóruns e cadernos virtuais. Para gestores, a plataforma possibilita gerar relatórios de acompanhamento dos cursos, turmas e alunos, verificar o progresso de cada participante, interagir com alunos e emitir certificados e atestados de horas.

Essa Plataforma é um software livre já consolidado, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e o Instituto TIM, e usada, desde 2014, em mais de 23 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF, que fazem parte da Rede e-Tec Brasil.


Fonte: MOOCs