Política de Funcionamento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na Unicamp existem de forma Institucional desde meados dos anos 90. O TelEduc inaugurou o projeto Ensino Aberto, no qual os dados dos usuários do AVA, disciplinas com o docente responsável e alunos matriculados, são coletados diretamente do Sistema Acadêmico da Diretoria Acadêmica (DAC) de forma automática. É facultado ao docente o uso do AVA.

Atualmente há dois Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs):

– Moodle – https://moodle.ggte.unicamp.br/
– Google Classroom – https://classroom.google.com/a/unicamp.br

O Teleduc foi descontinuado.

Arquitetura do Moodle Ensino Aberto na Unicamp

O diagrama a seguir apresenta um esquema genérico do Ensino Aberto na UNICAMP, particularizado para o Moodle. PED e PAD consistem nos Programas de Estágio Docente (vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PRPG) e de Apoio Didático (vinculado à Pró-Reitoria de Graduação – PRG), respectivamente, existentes na UNICAMP. A funcionalidade de carga dos alunos PADs ainda está em implementação (set/19).

Processo de Sincronização
de Alunos e Disciplinas
no Ensino Aberto (Moodle).

Passo 1 - PRG (Pró-Reitoria de Graduação) envia os dados dos PADs para a DAC (Diretoria Acadêmica) .
PRPG (Pró-Reitoria de Pós Graduação) envia os dados dos PEDs para a DAC.
Passo 2 - Unidades de Ensino e Pesquisa enviam os dados dos alunos e disciplinas para a DAC.
Passo 3 - DAC disponibiliza os dados 
de alunos, PAD, PED e disciplinas 
para o GGTE (Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais).
Passo 4 - Diariamente é realizada a sincronização dos dados  disponibilizados pela DAC.

O GGTE, portanto, é o órgão responsável pela manutenção e operação do Moodle, assim como promove o apoio e treinamento aos usuários do Ensino Aberto.

Carga dos dados
O GGTE tem acesso a um conjunto restrito de informações dos usuários, alunos e docentes. A DAC é detentora das informações e repassa o estritamente necessário para a identificação dos usuários:

Alunos: RA, nome, disciplinas em que está matriculado, Unidade (faculdade ou Instituto) no qual está vinculada a disciplina
Docentes: Nome, disciplinas sob sua responsabilidade

Caso o docente deseje utilizar um AVA, Moodle ou Google Classroom, ele deve atuar ativamente habilitando a área da disciplina. A partir deste momento é que a sincronização dos dados passa a funcionar.

Processo de Abertura de Área no Moodle por Professores
Passo 1 - Professor entra no Moodle com seu usuário e senha.
Passo 2 - Professor clica em Carregar Disciplinas.
Passo 3 - Moodle abre uma janela com todas as disciplinas que podem ser carregadas.
Passo 4 - Professor seleciona as disciplinas que deseja carregar no Moodle e clica em Enviar selecionadas.
Passo 5 - Durante a madrugada, é realizada a sincronização e as disciplinas são criadas no Moodle automaticamente. 
Passo 6 - Posteriormente, o Professor entra no Moodle e verifica que as disciplinas foram corretamente criadas.

Veja a seguir uma lista de tarefas e seus responsáveis neste processo de carga de dados nos AVAs (especificado, quando pertinente).

ATIVIDADE 
Atualização de versão do Moodle / 
PREVISÃO DE IMPLEMENTAÇÃO Anual – janeiro / 
RESPONSÁVEL
GGTE
---
ATIVIDADE
Habilitação do AVA – semestre corrente (encerramento do
semestre anterior e início do semestre subsequente) / PREVISÃO DE IMPLEMENTAÇÃO:
Após o período de Entrada de Notas e Frequência do semestre anterior prevista no Calendário Acadêmico / RESPONSÁVEL:
GGTE
---

ATIVIDADE: Habilitação da disciplina para uso
durante o semestre letivo / PREVISÃO DE IMPLEMENTAÇÃO
De acordo com a ação do responsável / RESPONSÁVEL:
DOCENTE habilita
---

ATIVIDADE: Carga inicial das disciplinas de
graduação e pós-graduação e docentes responsáveis / PREVISÃO DE IMPLEMENTAÇÃO
Após período de matrícula previsto no Calendário Acadêmico / 
RESPONSÁVEL: DAC habilita e 
GGTE sincroniza
--- 

ATIVIDADE: Carga inicial dos alunos e PEDs / PREVISÃO DE IMPLEMENTAÇÃO:
1 dia após o docente carregar/aceitar disciplinas no AVA / RESPONSÁVEL: GGTE sincroniza

Outras informações:

  1. A sincronização dos dados de alunos, docentes e PEDs é realizada diariamente após o início do período letivo. Este procedimento ocorre entre 2h-6h da manhã e dura cerca de 20 minutos.
  2. A carga de bolsistas PAD deve ser efetuada manualmente pelo docente responsável pela disciplina. Está em curso um projeto para que esta tarefa seja feita de forma automática.
  3. A carga de bolsistas PED depende do envio de informações da PRPG.

Disciplinas Coordenadas
As disciplinas coordenadas são caracterizadas pelo oferecimento simultâneo de diversas turmas da mesma disciplina que compartilham materiais de apoio e avaliações, por exemplo. Na maioria dos casos essas disciplinas são aquelas consideradas “disciplinas de serviço”, oferecidas por um Instituto da Unicamp. De acordo com a demanda do Coordenador do Curso / Instituto, o GGTE atua no sentido de agrupar os usuários das diversas turmas em um único curso no Moodle. Neste caso, a carga de dados deixa de ser automática, sincronizada com a DAC.

COTIL e COTUCA
Os sistemas acadêmicos dos colégios técnicos da Unicamp não são integrados com a DAC. Portanto, a carga dos dados dos usuários e disciplinas para os AVAs é feita pelo GGTE de forma manual, atuando em colaboração com os setores técnicos de cada instituição.

Atualização tecnológica – software
Adotamos uma política de atualização anual do Moodle. Fazemos isso optando por uma versão estável, em geral aquela lançada em ano anterior. Quanto ao Google Classroom, o GGTE/UNICAMP não tem gerência sobre atualizações que ele possa sofrer, de natureza de layout e/ou inclusão de funcionalidades.
Essa política também se reflete em segurança de informação e pode implicar, por exemplo, na necessidade de remoção de versões antigas do Moodle.

Atualização tecnológica – hardware
Está em curso (2º semestre de 2019) a migração de todas as aplicações do GGTE para um ambiente de nuvem computacional.

Armazenamento dos dados de disciplinas – histórico
A quantidade de dados geradas pelos usuários do Moodle e TelEduc a cada semestre é imensa. Já os dados gerados pelo Google Classroom ficam nos servidores do Google.
Adota-se uma política de armazenamento dos dados, ou histórico ativo, pelo período de 5 anos. Trata-se de um período razoável para fins de recuperação de informação seja pelos alunos quanto pelos docentes responsáveis.
Os docentes usuários do Moodle têm um recurso à disposição que os possibilita a criar backups dos dados de cada uma de suas disciplinas.

Sobre o TelEduc
O TelEduc foi descontinuado do programa Ensino Aberto no primeiro semestre de 2018 por razões estritamente técnicas. Suas versões foram desenvolvidas utilizando tecnologias “antigas” e não atualizadas pelos responsáveis por este AVA. Os usuários tiveram à disposição uma ferramenta desenvolvida pelo GGTE a fim de recuperar dados de disciplinas antigas, além do apoio técnico para migrar para Moodle ou Google Classroom.
Não é mais possível abrir área no TelEduc.

Definições e Responsabilidades do CCUEC e GGTE sobre o ambiente computacional do AVA Moodle

Esse documento tem como objetivo descrever as responsabilidades do Centro de Computação (CCUEC) e do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) em relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle.

Fonte: https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/sobre/projetos-iniciativas-e-parcerias/definicoes-responsabilidades-ava-moodle