3ª Jornada Internacional da RedAES – Internacionalização em Casa

29/08, a partir das 09h30
On-Line
Organização: RedAES – Rede de Apoio ao Ensino Superior

Inscrições e Programação Completa em: https://www.even3.com.br/3-jornada-redaes/

Informações sobre a 3ª Jornada Internacional da RedAES e sobre as Jornadas anteriores no link: Site RedAES

Sobre o evento

Serão discutidas atividades essenciais para a formação superior que envolvam a internacionalização sem a necessidade de deslocamento físico, ou seja, utilizando recursos virtuais e tecnológicos. O evento contará com três mesas temáticas, reunindo representantes de seis países: Estados Unidos, Holanda, México, Portugal, Reino Unido e Brasil. As instituições participantes incluem a Amsterdã Universid, Centro Paula Souza, Open University, Universidade Autônoma Nacional do México, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Lisboa, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do ABC, Universidade Virtual do Estado de São Paulo e Yale University.

09h30 – Cerimônia de abertura
Equipes de gestão das IES envolvidas na organização da 3a. Jornada.

10h00-12h00 – Mesa 1 – “Currículo e Mobilidade Virtual”
Formas de integrar a mobilidade virtual internacional ao currículo, as oportunidades oferecidas pelas instituições de ensino superior e seus parceiros, bem como os resultados observados. Os participantes também discutirão as ferramentas utilizadas para a mobilidade, questões culturais, aplicações profissionais e aspectos relacionados à linguagem.

14h00-16h00 – Mesa 2 – “Intercâmbios Virtuais: Tendências Futuras”
Projetos desenvolvidos através de intercâmbios virtuais, conhecidos como Collaborative Online International Learning (COIL), uma metodologia que envolve mais de 230 instituições de ensino superior ao redor do mundo. O objetivo da mesa é analisar o desenvolvimento dos intercâmbios virtuais e os resultados dessa prática na educação, bem como no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

16h00-18h00 – Mesa 3 – “Internacionalização no Ensino a Distância”
Internacionalização da EAD como um ponto de partida para a melhoria da qualidade na educação globalizada. Esse movimento pode proporcionar uma melhor condição de aprendizagem, um contato cultural significativo, uma maior qualidade de ensino, certificados globais, dupla titulação e custos mais acessíveis, entre outras vantagens para os estudantes.