VIII Seminário Inovações Curriculares – Diálogos sobre Extensão e Ensino

23, 24 e 25 de Novembro de 2021

Contato:
infoea2@unicamp.br

Diálogos sobre Extensão e Ensino: concepções, experiências e projetos de integração é o título da oitava edição do seminário bianual Inovações Curriculares, evento realizado pela Unicamp desde 2007. Nesta edição, o tema principal incorpora tanto demandas advindas das políticas públicas educacionais quanto discussões mais abrangentes da formação acadêmica nos últimos tempos. Ao focalizarmos a integração da extensão universitária na forma de componentes  curriculares nos cursos de graduação, recordamos que os programas e projetos extensionistas foram destacados como ações capazes de ampliar a articulação entre a universidade e sociedade no Plano Nacional de Educação (PNE) para os decênios 2001-2010 (BRASIL, 2001) e 2014-2024 (BRASIL, 2014), com prioridade para as áreas de grande pertinência social. Mais recentemente, a Resolução CNE/CES n° 7/2018 estimulou o referido debate ao estabelecer diretrizes para a extensão nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país, definindo princípios, fundamentos e procedimentos a serem observados em seu planejamento, gestão e avaliação.Considerando a importância de refletirmos acerca dos processos formativos no atual cenário brasileiro, o Inovações Curriculares 2021 abre espaço para a discussão de concepções de extensão e ensino, experiências desenvolvidas em distintas IES e projetos de integração que possam contribuir com a temática em pauta.

Veja a notícia completa em https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2021/.